Em um relacionamento sério com[igo]. Pensando o amor contemporâneo a partir da relação maquínica do filme Her.
Palavras-chave:
afeto, técnica, amor, subjetividade, filme Her.Resumo
O artigo apresenta reflexões acerca das transformações motivadas pelo capitalismo pós-industrialsobre os modos de relacionamentos afetivos atuais. Com enfoque na produção e na distribuição técnicados afetos, o argumento principal abordado no texto é de que a cultura terapêutica tem contribuídofortemente para a construção de um modelo específico de relação afetiva. Marcado por noções de racionalidade,utilitarismo e positividade, o modo como se ama na vida pessoal se apresenta cada vez maiscarregado de elementos do campo econômico/comercial. Além da recapitulação histórica de criação docampo afetivo como objeto de estudo e do cruzamento de perspectivas teóricas que tratam demandaspertinentes ao tema, o artigo oportunamente faz uso de questões apresentadas no filme Her para refletirsobre as relações amorosas no âmbito do regime ininterrupto das conexões digitais contemporâneas.Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. São Paulo: Ed. Relógio D’agua:1991.
CRARY, Jonathan. 24/7 - Capitalismo tardio e os fins do sono. Tradução: Joaquim Toledo Jr. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-édipo: capitalismo e esquizofrenia. Lisboa: Assírio & Alvim, 1996.
FREIRE FILHO, João. O poder de si mesmo: jornalismo de autoajuda e a construção da autoestima. Revista Famecos. Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 717-745, setembro/dezembro 2011.
GUATTARI, Felix; ROLNIK, Suely. Micropolítica. Cartografias do Desejo. Petrópolis: Editora Vozes. 1986.
ILLOUZ, Eva. O amor nos tempos do capitalismo. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
LAZZARATO, M.; NEGRI, A. Trabalho Imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Lamparina, 2013.
LONDOM, Jack. O "Mundo Real" vai acabar em 2015. RevistaPegn. Disponível em <http://revistapegn.globo.com/Colunistas/Jack-London/noticia/2014/06/o-mundo-real-vai-acabar-em-2015.html>. Acesso: 12/07/2014.
TUCHERMAN, Ieda. Do modo de existência do universo maquínico. Site Pós-Eco, Disponível em <http://www.pos.eco.ufrj.br/docentes/publicacoes/itucherman_6.pdf>. Acesso: 12/07/2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).