Subjetividade contemporânea em uma sociedade biotecnológica de mercado.
Palavras-chave:
sociedade de mercado, autoajuda, biotécnica, coachResumo
Este artigo pretende analisar, através da observação, principalmente, das capas da Revista Veja,o sujeito empreendedor de si ou capital humano na sociedade de mercado determinada pelo processode precificação da vida, pressupondo, ainda, que vivemos um século que denominamos de biotécnico.Nossa premissa é de que há uma valorização da retórica da autoajuda com o surgimento de campeõesde venda de livros neste campo e um aumento considerado das matérias jornalísticas, além da contaminaçãodesta retórica em outras editorias de mídias informativas. Verificou-se, também, a presença dalinguagem de autoajuda em outras editorias e, na década de 2000, identificamos o surgimento da figurado líder-coach, com dois perfis que nomeamos como o aconselhador e o treinador.
Downloads
Referências
Foucault, Michel - Omnes et Singulatim: vers une critique de la raison politique, in Dits et Écrits, Paris, Gallimard, 1994
________ - Nascimento da Biopolitica, São Paulo, Martins Fontes, 2008
________ - O governo de si e dos outros, São Paulo, Martins Fontes, 2010
Gorz, Andre - O Imaterial: conhecimento, valor e capital, São Paulo Annablume, 2005.
Latour, Bruno - Cogitamus; six lettres sur les humanités scientifiques, Paris, Ed. La Découverte, 2005
Martins, Antonio Carlos Soares - Linguagem, subjetividade e história: a contribuição de Michel Pêcheux para a constituição da análise do discurso, Unimontes Científica. Montes Claros, v.6, n.1, 2004.
Machado da Silva, Juremir – A natureza da sociedade do conhecimento – Disponível em: http://www.maristas.org.br/sites_especificos/maristasul/img/file/juremir_machado.pdf Acesso em: 10/01/2011.
Salmon, Christian. - Kate Moss Machine, Paris, Ed La Découverte, 2010
Sandel, Michael - O que o dinheiro não compra: os limites morais do Mercado, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2012
Steiner, George - A ciência terá limites? Lisboa, Ed Gradiva, 2008.
Sloterdijk, Peter - Palais de cristal: à l´intérieur du capitalisme planétaire, Paris, Maren Sell, 2006
_______ - Tu dois changer ta vie, Paris, Libella- Maren Sell, 2011
Tucherman, Ieda e Cavalcanti, Cecilia C.B. - Apostando nos riscos: como a Veja apresenta o nosso futuro, Revista Contracampo, do PPGCOM/UFF, 2013.
Tucherman, Ieda - Notes for a future anthropotechnology, in Real, Simulacrum, Artificial: Ontologies of Postmodernity org Enrique Larreta, Rio de Janeiro, Unesco, ISSC, Educam, 2003
__________ - Teoria e Prática dos Media, Situando o local no global, Lisboa, Edições Lusófonas, 2010
________ - Autoajuda, mídia e biopoder, Revista FAMECOS PUC-RGS, Porto Alegre, 2012
_________ - Desvendando um enigma: mídia, autoajuda e biopoder, in Estéticas Midiáticas e Narrativas de Consumo, org Rose de Melo Rocha e Vander Casáqui, Ed Sulinas, Porto Alegre, 2012.
Veltz, Pierre – La nouvelle révolution industrialle, Revue Du Mauss, n18, “travailler est-il (bien) naturel?”, 2001
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).