Subjetividade contemporânea em uma sociedade biotecnológica de mercado.

Autores

  • Ieda Tucherman Escola de Comunicação da UFRJ
  • Cecilia C. B. Cavalcanti Escola de Comunicação da UFRJ

Palavras-chave:

sociedade de mercado, autoajuda, biotécnica, coach

Resumo

Este artigo pretende analisar, através da observação, principalmente, das capas da Revista Veja,o sujeito empreendedor de si ou capital humano na sociedade de mercado determinada pelo processode precificação da vida, pressupondo, ainda, que vivemos um século que denominamos de biotécnico.Nossa premissa é de que há uma valorização da retórica da autoajuda com o surgimento de campeõesde venda de livros neste campo e um aumento considerado das matérias jornalísticas, além da contaminaçãodesta retórica em outras editorias de mídias informativas. Verificou-se, também, a presença dalinguagem de autoajuda em outras editorias e, na década de 2000, identificamos o surgimento da figurado líder-coach, com dois perfis que nomeamos como o aconselhador e o treinador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ieda Tucherman, Escola de Comunicação da UFRJ

Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) e professora e pesquisadora do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Comunicação da ECO-UFRJ.

Cecilia C. B. Cavalcanti, Escola de Comunicação da UFRJ

Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), bolsista de Pro-doc da FAPERJ no Grupo de pesquisas de Imaginário Tecnológico (ECO-UFRJ).

Referências

Foucault, Michel - Omnes et Singulatim: vers une critique de la raison politique, in Dits et Écrits, Paris, Gallimard, 1994

________ - Nascimento da Biopolitica, São Paulo, Martins Fontes, 2008

________ - O governo de si e dos outros, São Paulo, Martins Fontes, 2010

Gorz, Andre - O Imaterial: conhecimento, valor e capital, São Paulo Annablume, 2005.

Latour, Bruno - Cogitamus; six lettres sur les humanités scientifiques, Paris, Ed. La Découverte, 2005

Martins, Antonio Carlos Soares - Linguagem, subjetividade e história: a contribuição de Michel Pêcheux para a constituição da análise do discurso, Unimontes Científica. Montes Claros, v.6, n.1, 2004.

Machado da Silva, Juremir – A natureza da sociedade do conhecimento – Disponível em: http://www.maristas.org.br/sites_especificos/maristasul/img/file/juremir_machado.pdf Acesso em: 10/01/2011.

Salmon, Christian. - Kate Moss Machine, Paris, Ed La Découverte, 2010

Sandel, Michael - O que o dinheiro não compra: os limites morais do Mercado, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2012

Steiner, George - A ciência terá limites? Lisboa, Ed Gradiva, 2008.

Sloterdijk, Peter - Palais de cristal: à l´intérieur du capitalisme planétaire, Paris, Maren Sell, 2006

_______ - Tu dois changer ta vie, Paris, Libella- Maren Sell, 2011

Tucherman, Ieda e Cavalcanti, Cecilia C.B. - Apostando nos riscos: como a Veja apresenta o nosso futuro, Revista Contracampo, do PPGCOM/UFF, 2013.

Tucherman, Ieda - Notes for a future anthropotechnology, in Real, Simulacrum, Artificial: Ontologies of Postmodernity org Enrique Larreta, Rio de Janeiro, Unesco, ISSC, Educam, 2003

__________ - Teoria e Prática dos Media, Situando o local no global, Lisboa, Edições Lusófonas, 2010

________ - Autoajuda, mídia e biopoder, Revista FAMECOS PUC-RGS, Porto Alegre, 2012

_________ - Desvendando um enigma: mídia, autoajuda e biopoder, in Estéticas Midiáticas e Narrativas de Consumo, org Rose de Melo Rocha e Vander Casáqui, Ed Sulinas, Porto Alegre, 2012.

Veltz, Pierre – La nouvelle révolution industrialle, Revue Du Mauss, n18, “travailler est-il (bien) naturel?”, 2001

Downloads

Publicado

2015-06-24