A emoção-resiliente: O novo espírito do capitalismo erótico nas mídias

Autores

  • Míriam Cristina Carlos Silva Universidade de Sorocaba - UNISO
  • Paulo Celso da Silva Universidade de Sorocaba - UNISO

Palavras-chave:

Capital erótico, mídia, cultura, emoção

Resumo

Este texto aborda as relações entre o novo espírito do capitalismo, as emoções e o capital erótico, conceito defendido por Catherine Hakin, a partir da ideia de capital cultural, proposta por Bourdier. Defende-se que a mídia, entre os inúmeros papéis que exerce, é também uma difusora de cargas de emoção e de eroticidade, atributo fundamental nos mercados de corpos e conhecimentos contemporâneos. Além do conhecimento adquirido nas universidades, homens e mulheres desfilam seus atributos eróticos. Assim, questiona-se a presença da emoção e do erotismo nos meios e destaca-se a potencialidade comunicativa do erótico midiatizado, o que permite questionar que corpo somos ou desejamos ser, a partir dos novos repertórios e atributos que os meios oferecem ao consumo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Míriam Cristina Carlos Silva, Universidade de Sorocaba - UNISO

Doutora em Comunicação e Semiótica

Professora titular do Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba - UNISO

Doutora em comunicação e semiótica

 

Referências

BAITELLO JÚNIOR, Norval. As imagens que nos devoram – Antropofagia e iconofagia. São Paulo: CISC, 2000. Disponível em www.cisc.org.br/biblioteca/iconofagia.pdf . Acesso em: 12/07/2015.

BAITELLO JÚNIOR, Norval. O pensamento sentado: Sobre glúteos, cadeiras e imagens. São Leopoldo: Unisinos, 2012.

BENEDETTI, Mario. La tregua. Madrid: Bibliotex, S.L. Colección Las mejores novelas en Castellano del siglo XX, 2001.

BOLTANSKI, Luc e CHIAPELLO, Ève. O novo espírito do Capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

Conversaciones sobre el futuro con Pep Guardiola e Fernando Trueba. Grabada em 6 de septiembre de 2011. Producción de Banco Sabadel. Disponível em: http://youtu.be/OkbhqEjNKiY. Acesso em 02.10.2011.

CAMARGO, Francisco Carlos e HOFF, Tânia Márcia Cezar. Erotismo e mídia. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2002.

CRARY, Jonathan. 24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Cosac Nayfy, 2014.

DUVERNOY, Jean-François. O Epicurismo e sua tradicão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

HAKIM, Catherine. Money Honey: The Power of Erotic Capital. London: Penguin Book, 2011.

PAZ, Octavio. A dupla chama amor e erotismo. São Paulo: Siciliano, 1995.

REDE SOCIAL QUE ESTIMULA A TRAIÇÃO GANHA VERSÃO NO BRASIL. Disponível em http://www.secondlove.com.br/templates/sl-br-06/pages/pdf/Site%20A%20Gazeta%20online%20-%2016maio2011.pdf. Acesso em 01 de julho de 2015.

SECOND LOVE. Disponível em: http://www.secondlove.com.br/signup.php?idev_id=1158>. Acesso em: 01 de julho de 2015.

SILVA, Míriam Cristina Carlos. Comunicação e cultura antropofágicas: Mídia, corpo e paisagem na erótico-poética oswaldiana. Porto Alegre: Sulina, 2007.

__________. A pele palpável da palavra. A comunicação erótico-poética em Memórias Sentimentais de João Miramar. Sorocaba/SP: Ed. Provocare, 2009.

SHAKEASPEARE, William. Romeo and Juliet (No Fear Shakespeare). Sparknotes Editors, John Crowther (Editor), 2003.

SOARES, Maria Lúcia de Amorim. Girassóis ou Heliantos - Maneiras Criadoras para o Conhecer Geográfico. Sorocaba: LINC, 2001.

Downloads

Publicado

2015-12-16