A emoção-resiliente: O novo espírito do capitalismo erótico nas mídias
Mots-clés :
Capital erótico, mídia, cultura, emoçãoRésumé
Este texto aborda as relações entre o novo espírito do capitalismo, as emoções e o capital erótico, conceito defendido por Catherine Hakin, a partir da ideia de capital cultural, proposta por Bourdier. Defende-se que a mídia, entre os inúmeros papéis que exerce, é também uma difusora de cargas de emoção e de eroticidade, atributo fundamental nos mercados de corpos e conhecimentos contemporâneos. Além do conhecimento adquirido nas universidades, homens e mulheres desfilam seus atributos eróticos. Assim, questiona-se a presença da emoção e do erotismo nos meios e destaca-se a potencialidade comunicativa do erótico midiatizado, o que permite questionar que corpo somos ou desejamos ser, a partir dos novos repertórios e atributos que os meios oferecem ao consumo.
Téléchargements
Références
BAITELLO JÚNIOR, Norval. As imagens que nos devoram – Antropofagia e iconofagia. São Paulo: CISC, 2000. Disponível em www.cisc.org.br/biblioteca/iconofagia.pdf . Acesso em: 12/07/2015.
BAITELLO JÚNIOR, Norval. O pensamento sentado: Sobre glúteos, cadeiras e imagens. São Leopoldo: Unisinos, 2012.
BENEDETTI, Mario. La tregua. Madrid: Bibliotex, S.L. Colección Las mejores novelas en Castellano del siglo XX, 2001.
BOLTANSKI, Luc e CHIAPELLO, Ève. O novo espírito do Capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Conversaciones sobre el futuro con Pep Guardiola e Fernando Trueba. Grabada em 6 de septiembre de 2011. Producción de Banco Sabadel. Disponível em: http://youtu.be/OkbhqEjNKiY. Acesso em 02.10.2011.
CAMARGO, Francisco Carlos e HOFF, Tânia Márcia Cezar. Erotismo e mídia. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2002.
CRARY, Jonathan. 24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Cosac Nayfy, 2014.
DUVERNOY, Jean-François. O Epicurismo e sua tradicão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
HAKIM, Catherine. Money Honey: The Power of Erotic Capital. London: Penguin Book, 2011.
PAZ, Octavio. A dupla chama amor e erotismo. São Paulo: Siciliano, 1995.
REDE SOCIAL QUE ESTIMULA A TRAIÇÃO GANHA VERSÃO NO BRASIL. Disponível em http://www.secondlove.com.br/templates/sl-br-06/pages/pdf/Site%20A%20Gazeta%20online%20-%2016maio2011.pdf. Acesso em 01 de julho de 2015.
SECOND LOVE. Disponível em: http://www.secondlove.com.br/signup.php?idev_id=1158>. Acesso em: 01 de julho de 2015.
SILVA, Míriam Cristina Carlos. Comunicação e cultura antropofágicas: Mídia, corpo e paisagem na erótico-poética oswaldiana. Porto Alegre: Sulina, 2007.
__________. A pele palpável da palavra. A comunicação erótico-poética em Memórias Sentimentais de João Miramar. Sorocaba/SP: Ed. Provocare, 2009.
SHAKEASPEARE, William. Romeo and Juliet (No Fear Shakespeare). Sparknotes Editors, John Crowther (Editor), 2003.
SOARES, Maria Lúcia de Amorim. Girassóis ou Heliantos - Maneiras Criadoras para o Conhecer Geográfico. Sorocaba: LINC, 2001.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).