Paródia e chanchada: entrevista com Victor Lima

Autores

  • Rafael de Luna Freire Universidade Federal Fluminense http://orcid.org/0000-0002-4739-0603
  • Lucas dos Reis Tiago Pereira Universidade Federal Fluminense
  • João Luiz Vieira Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

cinema brasileiro, comédia, chanchada, paródia

Resumo

Transcrição de entrevista inédita com o roteirista e cineasta Victor Lima, um dos grandes nomes das comédias cinematográficas brasileiras, de destacada atuação no período áureo das chanchadas nos anos 1950. A entrevista foi originalmente realizada pelo pesquisador João Luiz Vieira, em 1980, durante a pesquisa para sua tese de doutorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael de Luna Freire, Universidade Federal Fluminense

Professor no Departamento de Cinema e Vídeo e no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF). É coordenador do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA-UFF).

Lucas dos Reis Tiago Pereira, Universidade Federal Fluminense

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (PPGCINE/UFF). Atua como tutor do curso de Cinema e Audiovisual - Licenciatura na UFF e como professor de História do cinema brasileiro na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

João Luiz Vieira, Universidade Federal Fluminense

Professor Titular do Departamento de Cinema e Vídeo e do PPGCine - Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da UFF. Autor, entre outros, do capítulo “A chanchada e o cinema carioca (1930-1950)”, volume I de Nova História do Cinema Brasileiro (São Paulo, Edições SESC, 2018).

Referências

AUGUSTO, S. Esse mundo é um pandeiro: A chanchada de Getúlio a JK. São Paulo: Companhia das Letras: Cinemateca Brasileira, 1989.

AUTRAN, A. “Panorama da historiografia do cinema brasileiro”. Alceu, Rio de Janeiro, PUC, v. 7, n. 14, jan.-jun. 2007. Disponível em: http://revistaalceu.com.puc-rio.br/media/Alceu_n14_Autran.pdf

BARROS, L. de. Minhas memórias de cineasta. Rio de Janeiro: Artenova/Embrafilme, 1978.

FREIRE, R. de L.. Carnaval, mistério e gangsters: o filme policial no Brasil (1915-1951). Tese (doutorado) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.

VIEIRA, J. L. “Este é meu, é seu, é nosso: introdução à paródia no cinema brasileiro”. Filme Cultura, Rio de Janeiro, Embrafilme, n. 41-42, 1983, p. 22-29.

Downloads

Publicado

2019-12-18