Paródia e chanchada: entrevista com Victor Lima
Palavras-chave:
cinema brasileiro, comédia, chanchada, paródiaResumo
Transcrição de entrevista inédita com o roteirista e cineasta Victor Lima, um dos grandes nomes das comédias cinematográficas brasileiras, de destacada atuação no período áureo das chanchadas nos anos 1950. A entrevista foi originalmente realizada pelo pesquisador João Luiz Vieira, em 1980, durante a pesquisa para sua tese de doutorado.
Downloads
Referências
AUGUSTO, S. Esse mundo é um pandeiro: A chanchada de Getúlio a JK. São Paulo: Companhia das Letras: Cinemateca Brasileira, 1989.
AUTRAN, A. “Panorama da historiografia do cinema brasileiro”. Alceu, Rio de Janeiro, PUC, v. 7, n. 14, jan.-jun. 2007. Disponível em: http://revistaalceu.com.puc-rio.br/media/Alceu_n14_Autran.pdf
BARROS, L. de. Minhas memórias de cineasta. Rio de Janeiro: Artenova/Embrafilme, 1978.
FREIRE, R. de L.. Carnaval, mistério e gangsters: o filme policial no Brasil (1915-1951). Tese (doutorado) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.
VIEIRA, J. L. “Este é meu, é seu, é nosso: introdução à paródia no cinema brasileiro”. Filme Cultura, Rio de Janeiro, Embrafilme, n. 41-42, 1983, p. 22-29.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).