Roteiro, literatura e mercado editorial: o escritor multimídia
Abstract
O ensaio volta-se para a relação entre literatura e cinema, tal como configurada pela mediaçãodo mercado livreiro. Trata-se de pensar as trocas entre os dois campos, considerando o atual movimento do mercado editorial brasileiro para o lançamento de livros motivados porproduções audiovisuais – roteiros de obras cinematográficas, diários de filmagens, histórias sobre a elaboração de filmes e reedição de obras literárias com a inclusão de imagens e outrostipos de indicadores que remetem para os filmes realizados a partir da adaptação do livro parao cinema. Questiona-se até que ponto essa estratégia editorial sinaliza a perda de prestígio da instituição literária e, ao mesmo tempo, uma mudança de status do roteiro em função datendência para a sua publicação em livro.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-01-21
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).