Hermenêutica, teorias da representação e da argumentação no campo da comunicação
Abstract
Este texto pretende explorar as possibilidades de uso da hermenêutica, das teorias da representação e da argumentação no campo da comunicação. Deseja-se verificar os problemas de uma possível superação do paradigma informacional, baseado nas teorias da propaganda e da informação (matemática e não-matemática) que tanto influenciaram a constituição do campo dos estudos comunicacionais, instituído no pós-guerra. Deseja-se discutir os aspectos universais e locais (latino-americanos) de uma possível epistemologia da comunicação considerando tanto as incursões teóricas como a realidade prática em que estamos envolvidos. Quer-se, a partir de um balanço de algumas das opções teóricas existentes, contribuir para a construção de novos paradigmas científicos. Estes estariam relacionados às mudanças contemporâneas - em gestação - em nossas realidades materiais e simbólicas, pautadas na centralidade social, cultural e econômica do processo comunicacional e informacional.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-01-29
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).