Anonimato, ética e credibilidade na blogosfera e no Twitter: a crítica gastronômica no Alhos, passas & maçãs e no @carapuceiro
Keywords:
Jornalismo gastronômico, crítica gastronômica, ética, anonimato, credibilidade.Abstract
Este artigo busca compreender a crítica de gastronomia anônima atualmente praticada na internet, com base no estudo dos casos do blog Alhos, passas & maçãs e do Twitter @carapuceiro. Antes vistos como diários pessoais ou meios de comunicação entre amigos, hoje os blogs e redes sociais não têm limites – e, quando usados para criticar restaurantes negativamente, sua repercussão atinge fronteiras impensadas, incluindo reações de chefs de cozinha e dos próprios jornalistas. Ao mesmo tempo em que essas ferramentas ampliam as possibilidades de comentários subjetivos elaborados por pessoas comuns, sem necessitar de um diploma de jornalismo, a imprensa perde em credibilidade ao optar por fazer críticas amenas, submetendo-se a convites enviados por assessorias de imprensa e ao “jornalismo cordial”.
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