“Vamos fazer um filme”... ou um livro! Um olhar sobre a produção legionária
Keywords:
Cultura dos Fãs. Faroeste Caboclo. Renato Russo. Legião Urbana. Fan fictions.Abstract
Neste artigo, efetuo uma análise das estratégias textuais utilizadas pelo romance Faroeste Caboclo – o livro, de Jorge de Siqueira. Inspirado pela canção homônima composta por Renato Russo, líder do grupo de rock Legião Urbana, o livro afirma-se como um produto midiático direcionado à vasta comunidade de fãs da banda brasiliense, na medida em que articula diversas referências relacionadas ao universo da Legião Urbana e fornece elementos para que os fãs “testem” sua condição no contato/confronto com os demais membros da comunidade, aqui pensada como uma instância não apenas de consenso, como também de disputa simbólica.Downloads
References
ALEXANDER, Alison & HARRIS, Cheryl (org.). Theorizing fandom: fans, subcultures and identity. Cresskill, New Jersey: Hampton Press, 1998.
CURI, Pedro Peixoto. Fan films: da produção caseira ao cinema especializado. Rio de Janeiro, Dissertação (Mestrado em Comunicação) – UFF, 2010.
DEMARCHI, André Luis Campanha. Legionários do Rock: um estudo sobre quem pensa, ouve e vive a música da banda Legião Urbana. Rio de Janeiro, 2006. Dissertação de Mestrado em Sociologia e Antropologia – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
FISKE, John. The cultural economy of fandom. In: LEWIS, Lisa A. (org.) The adoring audience: fan culture and popular media. London, New York: Routledge, 2001. p. 30-49.
FREIRE FILHO, João. Fãs, a nova vanguarda da cultura? In: Reinvenções da resistência juvenil: os estudos culturais e as micropolíticas do cotidiano. Rio de Janeiro: Mauad, 2007. p. 81-110.
GROSSBERG, Lawrence. Is there a fan in the house?: the affective sensibility of fandom. In: LEWIS, Lisa A. (org.) The adoring audience: fan culture and popular media. London, New York: Routledge, 2001. p. 50-65.
HILLS, Matt. Fan cultures. London, New York: Routledge, 2002.
JENKINS, Henry. Textual poachers: television fans and participatory culture. London, New York: Routledge, 1992.
MONTEIRO, Tiago José Lemos. As práticas do fã: identidade, consumo e produção midiática. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.
SHUKER, Roy. Understanding popular music. London, New York: Routledge, 2002.
THORNTON, Sarah. Club cultures: music, media and subcultural capital. Middletown, CT: Wesleyan University Press, 1996.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).