Espaço, território, região: pistas para um debate sobre comunicação regional
Keywords:
Espaço, Território, Região, Comunicação Regional, Desenvolvimento.Abstract
Os meios de comunicação constituem importantes agentes de mudança nos territórios em que coletam, tratam e difundem informações jornalísticas, publicitárias e de entretenimento, a começar pela visibilidade que conferem a fatos, indivíduos e instituições – públicas e privadas. Neste sentido, empresas de comunicação ditas regionais podem se constituir, ao lado de outros elementos – econômicos, sociais, culturais e tecnológicos -, atores de desenvolvimento das regiões em que se situam e realizam suas práticas. O trabalho apresenta conceitos-chave para o estudo da comunicação regional, quais sejam espaço, território e região, enfatizando as contribuições de Milton Santos e Pierre Bourdieu. De caráter inicial, o trabalho pauta-se pela pesquisa bibliográfica e documental. Considera-se que o refinamento dos conceitos pode aprofundar a compreensão da relação entre comunicação regional e desenvolvimento.
Downloads
References
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz (português de Portugal). 7 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. Trad. Fernando Tomaz (português de Portugal).
BOURDIN, A. A questão local. São Paulo: DP&A, 2001.
ORTIZ, Renato. Um outro território. In: BOLAÑO, César Ricardo Siqueira [Org.]. Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: Educ/Universidade Federal de Sergipe, 1999, p. 51-72.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2004.
THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Trad. Wagner de Oliveira Brandão. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).