As revistas de celebridade na cultura tabloide: fama e convocação
Keywords:
Jornalismo de celebridades, cultura tabloide, dispositivo de enunciação, Caras e Quem, revistas brasileiras.Abstract
Este artigo busca investigar as funções das revistas de celebridade na cultura tabloide, com incursão no contexto brasileiro. Para isso, realiza três movimentos, a saber: estabelece a formação discursiva desses textos, na passagem do colunismo classista para o de cobertura do “estamento do espetáculo” (PAIVA e SODRÉ, 2014); examina essas revistas à luz da noção de tabloidização; analisa aspectos do dispositivo de enunciação de Caras e Quem e a forma como essas revistas constroem e medeiam o universo da fama, entre o público e o privado. Entre as conclusões, destaca-se a maneira como as publicações ritualizam o midiático como centro de poder a partir de duas faces complementares, que distanciam e aproximam, ao mesmo tempo, o mundo dos célebres do universo dos leitores.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).