O que o Google sabe sobre você? Primeiras observações sobre direcionamento de informações
Keywords:
Web, Monitoramento, Dados, Vigilância, GoogleAbstract
Este estudo está pautado na hipótese de que, atualmente, a Internet constitui modelos e processosespecíficos de distribuição da informação e reconfigura a participação, a oferta e o consumo deinformações disponibilizadas na Web. O objetivo central foi compreender as lógicas envolvidas nos processosde monitoramento das pesquisas realizadas no site de busca Google para obter dados de usuáriose, a partir disso, direcionar resultados, informações, conteúdos e anúncios. Recorre-se aos conceitosclássicos de vigilância e controle para a compreensão de coleta de dados, subjetividade e personalizaçãodas informações disponibilizadas, investigando algumas das estratégias reguladoras dos resultadosapresentados aos usuários.
Downloads
References
ANDREJEVIC, Mark. Control Over Personal Information in the Database Era. Surveillance & Society, v. 6, n. 3, 2009. Disponível em: <http://library.queensu.ca/ojs/index.php/surveillance-and-society/article/view/3291/3254>. Acesso em: 01 jun. 2014.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
_______. Vigilância Líquida: diálogos com David Lyon. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede (A era da informação, economia, sociedade e cultura. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
_______. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Ed. 34, 1992.
_______.; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. v. 2. São Paulo: Ed. 34, 1995.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. História da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1987.
GANDY, Oscar. The panoptic sort: a political economy of personal information. Boulder: Westview Press. 1993.
GUATTARI, Felix. Da produção de subjetividade. In: PARENTE, A (org.). Imagem máquina: a era das tecnologias no virtual. São Paulo: Editora 34, 1996.
JENKINS, Henry. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.
LYON, David. Surveillance society: monitoring everyday life. Buckingham: Open University, 2001.
_______. Surveillance Technology and Surveillance Society. In: MISA, Thomas J.; BREY, Phlip; FEENBERG, Andrew (orgs.). Modernity and Technology. Cambridge: MIT Press, 2003.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Teorias das Mídias Digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis: Vozes, 2014
PARISER, Eli. O filtro Invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
VAIDHYANATHAN, Siva. A Googlelização de tudo. São Paulo:, Cultrix, 2011.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).