Impasses morais nos espaços sociais on-line: notas sobre a repercussão do aplicativo Lulu no Brasil
Keywords:
Aplicativos móveis, gênero, esfera pública, ética, cibercultura.Abstract
Este artigo desenvolve uma breve análise de como o aplicativo para celular Lulu (2013) manifestou,a partir da abertura de um espaço de interação online, controvérsias relacionadas à igualdade degênero, privacidade, liberdade de expressão e normatividade social. Considerando que as tecnologiasdigitais de comunicação ampliam a esfera pública e revelam conflitos morais e éticos de grande complexidade,discutimos o fenômeno social relacionado ao aplicativo, tomando-o como uma evidência do pensamentocrítico acerca da moralidade desenvolvido por Bauman.
Downloads
References
BAUMAN, Zygmunt. Ética pós-moderna. São Paulo: Paulus, 1997.
BUTLER, Judith. Bodies that Matter: On the Discursive Limits of ‘sex’. London: Routledge, 1993.
_____________. Excitable Speech: A Politics of the Performative. London: Routledge, 1997.
LIPOVETSKY, Gilles. El crepúsculo del deber. La ética indolora de los nuevos tiempos democráticos. Barcelona: Anagrama, 1994.
MAFFESOLI, Michel. O tempo retorna: formas elementares da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
MOROZOV, Evgeny. The net delusion: the dark side of internet freedom. New York: PublicAffairs: 2011.
TAYLOR, Charles. As fontes do self: a construção da identidade moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1997.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).