Filmmaking and archive in indigenous america: Andrea Tonacci, encounters and re-encounters
Keywords:
Andrea Tonacci, cinema amazônico, obra indigenista, arquivos, programação.Abstract
In this work, I approach the indigenous work of Andrea Tonacci (1944-2016) seeking to underline the different ways in which the filmmaker approached indigenous peoples over time and, in turn, the way in which indigenous people approached images through your job. I start from the exhibition Olhar: um ato de resistência [To look: an act of resistance] (2015), relating it to the films Acervo Andrea Tonacci - Encontros na América Indígena [Andrea Tonacci Collection - Encounters in Native America] (2015) and then address Serras da Desordem [Disorder saws] (2006), Os Arara [The Arara] (1980-), Conversas no Maranhão [Conversations in Maranhão] (1977-1983).
Downloads
References
KRENAK, Ailton. História indígena e o eterno retorno do encontro. In: LIMA, Pablo (org.) Fontes e reflexões para o ensino de História indígena e Afrobrasileira. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, 2012, p. 114-131.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Perspectival anthropology and the method of controlled equivocation. Tipití: Journal of the Society for the Anthropology of Lowland South America, Berkeley, v. 2, n. 1, 2004.
XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Brasiliense, 1993, p. 252).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).