Cinema e arquivo na América Indígena: Andrea Tonacci, encontros e reencontros
Mots-clés :
Andrea Tonacci, cinema amazônico, obra indigenista, arquivos, programação.Résumé
Neste trabalho abordo a obra indigenista de Andrea Tonacci (1944-2016) procurando sublinhar as diferentes maneiras como o cineasta se aproximou dos povos indígenas ao longo do tempo e, por sua vez, a maneira como os povos indígenas se aproximaram das imagens por meio de seu trabalho. Parto da mostra "Olhar: um ato de resistência" (2015), relacionando-a com os filmes Acervo Andrea Tonacci - Encontros na América Indígena (2015) para, em seguida, tratar de Serras da Desordem (2006), Os Arara (1980-), Conversas no Maranhão (1977-1983).
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Références
KRENAK, Ailton. História indígena e o eterno retorno do encontro. In: LIMA, Pablo (org.) Fontes e reflexões para o ensino de História indígena e Afrobrasileira. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, 2012, p. 114-131.
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XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Brasiliense, 1993, p. 252).
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