O Caso Lonelygirl15 – Charles Sanders Peirce e a Narrativa no Ciberespaço
Resumen
O presente trabalho tem como objetivo analisar o seriado Lonelygirl15, exibido no website Youtube de junho de 2006 aos dias atuais. A série simula o videoblog de uma adolescente real mas, após várias evidências e investigações pela web, os espectadores descobrem tratar-se de um programa, com produtores e atores. O artigo busca analisar o processo de dúvida, investigação e estabelecimento de uma nova crença por parte dos usuários, com base nas teorias do filósofo americano Charles Sanders Peirce. Também pretendemos fazer um estudo sobre as novas formas narrativas no ambiente do ciberespaço, com características marcantes de imersão, agência e transformação. Por fim, analisamos o comportamento dos espectadores após a revelação da ficcionalidade da série, com base nas considerações peirceanas acerca de métodos de estabelecimento de crenças.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).