Da ideologia editorial aos critérios de noticiabilidade: processo de construção de veículo de imprensa alternativa digital para a América Latina popular

Autores/as

  • Alexandre Barbosa Universidade de São Paulo

Palabras clave:

comunicação digital na América Latina, imprensa alternativa latino-americana, critérios de noticiabilidade.

Resumen

A indústria jornalística na América Latina adota critérios de noticiabilidade que excluem a América Latina Popular como categoria central de seleção de notícias. Quando não há a exclusão, a construção das notícias procura reforçar o caráter periférico ou exótico dessas regiões. A imprensa alternativa, principalmente a digital, tem o papel de adotar outros critérios de seleção e construção das notícias que coloquem a América Latina Popular como agente principal, numa tarefa de dar voz a movimentos sociais e culturais que não têm espaço na indústria jornalística. Este artigo mostra de que forma o site Latinoamericano construiu a trajetória para se transformar em uma alternativa de comunicação na América Latina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandre Barbosa, Universidade de São Paulo

Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, especialista em Jornalismo Internacional pela PUC-SP. Coordenador e professor do curso de Jornalismo da Universidade Nove de Julho (SP).

##submission.downloads##

Publicado

2010-12-04