A (re)construção da identidade latino-americana no jornal O Globo: a naturalização do atraso
Resumen
O presente artigo destaca algumas características que o jornal O Globo vem vinculando à identidade latino-americana diante das mudanças regionais provocadas pela ascensão de governos de esquerda. Para tanto, é feita uma abordagem sobre identidade na qual o termo é concebido como uma construção social que se modifica ao longo da história devido a disputas de poder e reconstruções simbólicas. Neste contexto, é traçado umpercurso histórico que mostra como a identidade latino-americana foi construída/reconstruída desde a descoberta do continente. Esta explanação é indispensável para compreender as construções simbólicas que o jornal O Globo vem realizando recentemente a respeito dos governos latino-americanos de esquerda.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2010-12-29
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).