A politização das categorias raciais no cinema brasileiro contemporâneo
Palabras clave:
cinema brasileiro, raça, estudos culturaisResumen
O presente ensaio possui como objeto os filmes Quanto vale ou é por quilo?(Sérgio Bianchi, 2005) e Quase Dois Irmãos (Lúcia Murat, 2005) para discutir como osmesmos e o cinema brasileiro contemporâneo atualizam os discursos ligados às categoriasraciais. Para tanto, realiza-se aqui um breve panorama de teorias sociais brasileiras eoutras aplicáveis à teoria cinematográfica e aos estudos culturais (Bhabha), no intuito decompreender como os conflitos e a hierarquia social são alçados à visibilidade nos filmes.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2007-10-21
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).