A crítica à imprensa e seus problemas normativos
Resumen
Este artigo discute as posturas normativas existentes ou adotadas pela produção intelectual na forma de livros, artigos e sites específicos que avaliam e criticam a imprensa. Busca-se a compreensão, no sentido hermenêutico do termo, das suas regras de justificação implícitas e explícitas, sobretudo no que se refere às ‘verdades’ e ‘mentiras’ divulgadas e ‘retrabalhadas’ pelos receptores das mensagens jornalísticas. Discutem-se, baseado em Habermas, Bourdieu e outros, as intrincadas relações estabelecidas entre os jornalistas, donos dos meios de comunicação, poder político e vida social, sob o ponto de vista das crenças e do discurso moral. Pretende-se analisar os modelos de compreensão disponíveis e avançar em outros que sejam mais eficientes para o entendimento dos significados (sentidos) possíveis da imprensa brasileira e dos seus críticos internos e externos.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).