DISCURSO E REDES SOCIAIS - O caso “Voz da Comunidade”
Palabras clave:
redes, Twitter, discurso, espaço públicoResumen
As redes sociais introduziram, no atual cenário, novas vozes, que passaram a participar do debate público a partir dos movimentos iniciados nos espaços sociotécnicos e, mesmo concorrer, em certas circunstâncias, com o monopólio dos meios de comunicação na difusão de informação e opinião. Neste contexto, cumpre compreender como os novos atores relacionam-se com seus pares, ou seus espaços de vizinhança, a cidade e a própria mídia. Para isso, traremos um estudo de caso sobre o grupo de adolescentes que, durante a invasão da polícia no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, transformou o perfil do Twitter @vozdacomunidade numa fonte de informação paralela à cobertura dos meios tradicionais. Adolescentes que puderam, a partir da nova ferramenta, produzir uma comunidade de leitores, que transcende em muito o antigo espaço de interlocução, marcada pelas relações de territorialidade e pertencimento geográfico.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).