Por uma escuta tecnológica: ambientes digitais e modelos de audibilidades
Palabras clave:
Audibilidades, Cultura digital, Materialidades, Neurofenomenologia, Multiplicidade.Resumen
Este trabalho propõe uma investigação sobre o surgimento de novos modelos de escuta ligados ao desenvolvimento de novas tecnologias digitais. Entendendo os processos cognitivos como dependentes da materialidade dos objetos e dos ambientes, sugerimos que novos espaços tecnológicos desencadeariam mudanças em nossas relações perceptuais e cognitivas com o mundo. A ideia de multiplicidade, proposta por Riemann e utilizada por Bergson para descrever um modelo cinematográfico de pensamento, nos ajuda a delinear um modelo analógico e outro digital de escuta.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2012-02-01
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).