A FIXIDEZ DO CORPO EM AMBIENTES DIGITAIS: ESPACIALIDADE DE UMA PRESENÇA HÍBRIDA E MÓBIL
Palabras clave:
Presença, ciberespaço, teoria ator-redeResumen
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a fixidez do corpo em ambientes digitais e as associações possíveis da espacialidade entre dimensões humanas e não-humanas para a produção de presença em um espaço abstrato e dinâmico - ciberespaço. Propõe-se uma presença on line híbrida, que circula em tempos múltiplos nesse espaço, a partir de uma sociologia da mobilidade proposta por Bruno Latour. As escalas espaciais e temporais são apresentadas como o resultado provisório da ligação entre seres e objetos; constituídos a partir de associações. O "estar presente em algum lugar" no ciberespaço a partir da teoria latouriana, implica pensar um evento não apenas situado, mas como o produto de um fluxo de associações localmente distribuídas e hiperlocalizadas entre humanos e não-humanos na mobilidade.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).