Sob o riso do real
Palabras clave:
Ficção Seriada, Documentário, SitcomResumen
Este artigo busca analisar um conjunto de seriados televisivos contemporâneos, que possui como aspecto determinante da encenação o uso de procedimentos documentais em chave cômica. Seja pela falsa idéia de ser um documentário, em que os personagens interpelam e são interpelados pela câmera, seja pela incorporação indireta de uma retórica documental na própria mise-en-scène, esses programas demonstram a cada vez mais constante mistura de gêneros que caracteriza a ficção seriada contemporânea. Nesse sentido, torna-se importante revisar as categorias teóricas e as circunstâncias culturais e midiáticas que endossam essa mistura, para investir no entendimento do papel desempenhado por essas “imagens do real” na cultura audiovisual contemporânea.
Descargas
Citas
BIGNELL, Jonathan. Big Brother: Reality TV in the Twenty-First Century. London, UK: Palgrave MacMillan, 2005.
COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder: A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
FEUER, Jane, KERR, Paul, VAHIMAGI, Tise (Ed.). M.T.M.: quality television. Londres: British Film Institute, 1984.
GWENLLIAN-JONES, Sara, PEARSON, Roberta. Cult Television. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2004.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
LAVERY, David. The Essential Cult TV Reader. Kentucky: The University of Kentucky Press, 2010.
McCABLE, Janet. AKASS, Kim. Quality TV: contemporary American television and beyond. I. B. Tauris, 2007.
MILLS, Brett. Comedy Verité: Contemporary Sitcom Form. Screen 45, 2004, p. 63-78.
MITTELL, J. Narrative complexity in contemporary american television. The velvet light trap, n. 58, Texas: University of Texas Press, 2006. p. 29-40.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
THOMPSON, Ethan. Comedy Verité? The Observational Documentary Meets the Televisual Sitcom. The velvet light trap, n. 58, Texas: University of Texas Press, 2006. p. 63-72.
THOMPSON, Robert J. Television’s second golden age. New York: Syracuse University Press, 1997.
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).