As singularidades do espaço audiovisual brasileiro nos anos 2000: Reflexões sobre convergência, cinema e televisão
Palabras clave:
Convergência, circularidade, cinema, televisão, BrasilResumen
A ideia de convergência se consolida como um recurso discursivo de progressivo destaque no mundo contemporâneo. No Brasil, a convergência se insere no planejamento do espaço audiovisual e gera novas oportunidades e contradições produtivas. Os anos 2000 apontam para uma transição política no campo audiovisual nacional que exige repensar as concepções historicamente estabelecidas. As experiências recentes de trânsito entre cinema e televisão no Brasil evidenciam dinâmicas entre a tendência mundial da convergência transmidiática e o histórico local de segregação entre os meios. Este artigo tem por objetivo refletir sobre as singularidades e limites do recurso da convergência no espaço audiovisual brasileiro contemporâneo.
Descargas
Citas
BAKHTIN. Mikhail. A cultura popular na idade média e no renascimento. São Paulo: Hucitec, 2010.
BUTCHER, Pedro. A dona da história. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006 (Dissertação de Mestrado).
________________. O cinema brasileiro hoje. São Paulo: Publifolha, 2005.
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: Estrategias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
COSTA, Flavia Cesarino. O primeiro cinema: espetáculo narração, domesticação. Rio de Janeiro: Azougue, 2005.
GINZBURG, Carlos. O queijo e os Vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
GUNNING, Tom. The cinema of attraction:Eraly films, its spectator anda avant-garde In ELSAESSER, Thomas (Ed.). Eraly Cinema: Space-Frame-Narrative, London, BFI, 1990.
____________. Cinema e História. Fotografias animadas. Contos do esquecido futuro do cinema. In Xavier, Ismail (org.) O cinema no século. RJ, Imago Ed., 1996.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
KOMPARE, Derek. DVD Box. Sets and the reconception of television, in Television and New Media Vol. 7 Num.4, Novembro de 2006, p. 335-360.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas, SP, Papurus, 2008.
LIPOVETSKY. Gilles. A tela global: mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Porto Alegre: Sulina, 2009.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2001.
RIBEIRO, Ana Paula Goulart, SACRAMENTO, Igor e ROXO, Marco (org.). História da televisão no Brasil. São Paulo: Contexto, 2010.
SCHWARZ. Roberto. Cultura e Política. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).