Meio século de RBS TV: a construção de uma identidade gaúcha para si e seu público

Autores/as

  • Flavi Ferreira Lisboa Filho Universidade Federal de Santa Maria
  • Alisson Machado Universidade Federal de Santa Maria
  • Tainan Pauli Tomazetti Universidade Federal de Santa Maria
  • Carline Ternus Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

História da RBS TV, identidade, estruturas de sentimento

Resumen

O presente artigo pretende discutir como as notícias selecionadas para contar os 50 anos da RBS TV (Rio Grande do Sul), no programa Globo Repórter, constroem significados sobre sua identidade gaúcha, que se estende tanto para si, emissora, quanto para identificar seu público. Para tanto, o aporte teórico-metodológico está ancorado nas estruturas de sentimento (emergentes, dominantes e residuais), propostas por Raymond Williams (1979, 1992, 2003), um dos teóricos expoentes dos Estudos Culturais.

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Biografía del autor/a

Flavi Ferreira Lisboa Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pesquisador líder do GP Estudos Culturais e Audiovisualidades.

Alisson Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Jornalista, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades.

Tainan Pauli Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Jornalista, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades.

Carline Ternus, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Publicitária, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades.

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Publicado

2013-12-28