A imagem do Brasil na mídia impressa portuguesa: Um estudo do caso Diário de Notícias e Público

Autores/as

  • Bruno Cesar Brito Viana Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Brasil, Jornalismo, Mídia Impressa, Portugal, Representação

Resumen

O escrutínio internacional tem se intensificado sobre o Brasil, principalmente pelo seu crescimento econômico, desenvolvimento social, além da escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede para dois grandes eventos mundiais – a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O objetivo deste trabalho é descobrir as imagens e representações do Brasil que foram propagadas nas produções noticiosas da mídia impressa portuguesa. Questiona-se quais são as temáticas mais utilizadas pelo Público e Diário de Notícias com relação à representação do Brasil, no período de setembro a novembro de 2012 e posteriormente em setembro de 2013. A investigação aqui realizada se trata de uma pesquisa histórico-descritiva, de método hipotético-dedutivo, com procedimento estudo de caso e abordagem de métodos mistos: qualitativa-quantitativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Cesar Brito Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Estudos da Mídia pela UFRN

Citas

AMADO, Joana. Joana Amado: Entrevista I. [11. dez. 2012]. Entrevistador: Bruno César Brito Viana. Lisboa, 2012. 1 arquivo mp3 (29min).

BALDISSERA, R. Imagem-conceito, a indomável orgia dos significados. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 26. setembro de 2003, Belo Horizonte-MG. Anais... São Paulo: Intercom, 2003. CD-ROM.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Setenta, 2004. 226 p.

BIGNAMI, Rosan. A Imagem do Brasil no Turismo. São Paulo: Aleph, 2002.

CUNHA, Isabel Ferin. Transição e Telenovela: o ano de 1977. São Vicente: Actas do IV Lusocom, 2000.

FAUSTINO, Paulo. A Imprensa em Portugal: transformações e tendências. Media XXI: Lisboa, 2004.

FIDALGO, Joaquim. Novos desafios para a imprensa escrita e para o jornalismo. In: PINTO, M. (coord.) et al. A Comunicação e os Media em Portugal – Cronologia e leitura de tendências. Braga: Instituto de Ciências Sociais / Universidade do Minho, 2000, p.53-75.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Tradução Pedrinho A. Guareschi. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007

SOUSA, Jorge Pedro. Imagens do Brasil na imprensa portuguesa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, XXIII. Anais... Salvador, Intercom, 2000.

_______. A Utilização de Fontes Anônimas no Noticiário Político dos Diários Portugueses de Referência: Um Estudo Exploratório. Trabalho apresentado no XXV Congresso Brasileiro de Comunicação. Salvador, 1-5 de setembro, 2002.

TADEU, Pedro. Entrevista II. [11. dez.2012]. Entrevistador: Bruno César Brito Viana. Lisboa, 2012. 1 arquivo mp3 (35min).

##submission.downloads##

Publicado

2014-08-09