Renovações do self-made man: meritocracia e empreendedorismo nos filmes À procura da felicidade e A rede social
Palabras clave:
Self-made man, meritocracia, empreendedorismo, cinema, análise de discursoResumen
Neste artigo analisamos as transformações nas representações do mito do self-made mannorte-americano a partir da análise discursiva dos filmes “À procura da felicidade” (de Gabriele Muccino,2006) e “A rede social” (de David Fincher, 2010) que, ambientados em diferentes épocas e centrados nastrajetórias reais de existosos homens de negócio, remetem a distintos imaginários de carreira e de sucesso,alicerçados por ideias de meritocracia e de empreendedorismo.
Descargas
Citas
BECK, Ulrich. Risk society: towards a new modernity. Londres: Sage, 1992.
CATANO, James V. Ragged dicks. Masculinity, steel, and the rhetoric of the self-made man. Carbondale and Edwardsville : Southern Illinois University Press, 2001.
DECKER, Jeffrey Louis. Made in America. Self-styled success from Horatio Alger to Oprah Winfrey. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1997.
EHRENBERG, Alain. Le culte de la performance. Paris: Calmann-Lévy, 1991.
GORZ, André. O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2005.
LASCH, Christopher. A cultura do narcisismo: a vida americana numa era de esperança em declínio. Rio de Janeiro: Imago, 1983.
RAMAGE, John. Twentieth-century american success rhetoric. How to construct a suitable self. Carbondale: Southern Illinois University Press, 2005.
SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo espírito do capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2009.
SOUZA, Jessé (org.). O malandro e o protestante: a tese weberiana e a singularidade cultural brasileira. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.
SUSMAN, Warren. Culture as History. The transformation of American society in the twentieth century. Washington: Smithsonian Institution Press, 2003.
TRAUBE, Elizabeth G. Secrets of Success in Postmodern Society. Cultural Anthropology, vol. 4, n. 3, Aug., 1989, pp. 273-300.
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).