Filosofia Líquida: Uma breve análise da Escola da Vida e de Alain de Botton na incansável busca do bem-estar

Autores/as

  • Tatiana Amendola Sanches UNICAMP

Palabras clave:

Autoajuda, Filosofia, Alain de Botton.

Resumen

Este artigo tem como problema central debater o crescente fenômeno de popularização do discurso filosófico para um público leigo, por meio de produtos de consumo de filosofia pertencentes ao que é chamado aqui de filosofia líquida. Tem como objetos específicos a The School of Life, escola livre de filosofia com sedes espalhadas pelo mundo e com futuras sedes no Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), e os livros de seu fundador, Alain de Botton. A proposta é fazer um panorama crítico da forma como a filosofia se insere no contexto sociocultural atual de modo a abordar terapeuticamente o sofrimento humano. Para a investigação proposta neste trabalho, algumas publicações são mais importantes do que outras. Dessa forma, o que direciona a análise não é a totalidade do objeto em si, que é amplo, mas o tema da discussão, que será exemplificado pela seleção de trechos de livros que compõem o objeto do trabalho.

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Biografía del autor/a

Tatiana Amendola Sanches, UNICAMP

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e mestrado em Comunicação, Cultura e Sociedade pelo Goldsmiths College (University of London). É doutoranda em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é docente na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP) nos cursos de graduação em Comunicação Social e pós-graduação em Jornalismo Cultural. É pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo, PPGCOM - ESPM, SP, dentro do Grupo de Pesquisa (CNPq) em Comunicação, Consumo e Entretenimento, onde desenvolve pesquisas na linha de Comunicação, Consumo e Memória. É organizadora do livro Estudos Culturais: uma abordagem prática, editado pelo Senac SP. Atua também como consultora em comunicação, cultura e consumo.

Citas

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Publicado

2015-12-16