"Eu acho, assim, psicodélico, apocalíptico, não faz sentido...": Hora de aventura e distância geracional na mediação parental

Autores/as

  • Pedro Faria Sarmento

Palabras clave:

animação, Hora de aventura, mediação parental, distância geracional, literacia midiática

Resumen

Este artigo, através de pesquisa de campo baseada no desenho Hora de aventura, discute como a distância geracional e a dificuldade de se estabelecer repertórios ou interesses comuns entre adultos e crianças prejudicam ou até inviabilizam os processos de mediação. Enquanto as crianças e os animadores entrevistados demonstraram conhecimento amplo sobre a série Hora de aventura, a maioria dos pais desconhecia o enredo, os personagens e o contexto geral, apresentando, também, aversão ao desenho e dificuldade em prestar atenção na narrativa ao assistir. Verifica-se, assim, a formação de universos midiáticos díspares que afetam a possibilidade de diálogo: como pais que depreciam certo desenho animado estarão disponíveis para conversar sobre ele com seus filhos?

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

FERNANDES, Adriana Hoffmann. As crianças e os desenhos animados: mediações nas produções de sentido. Rio de Janeiro: Nau, 2012.

LIVINGSTONE, Sonia; HADDON, Leslie; GÖRZIG, Anke; ÓLAFSSON, Kjartan. Risks and safety on the internet: the perspective of European children: full findings and policy implications from the EU Kids Online survey of 9-16 year olds and their parents in 25 countries. Londres: EU Kids Online, 2011.

MERLO FLORES, Tatiana. “Por que assistimos à violência na televisão?: pesquisa de campo argentino”. In: CARSSON, Ulla; FEILITZEN, Cecilia von (Org.). A criança e a violência na mídia. São Paulo-Brasília: Ed. Cortez-Unesco, 1999, p. 187-215.

ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2007.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

__________. O espectador emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

SARMENTO, Pedro Faria; GAMBA, Nilton Gonçalves. “Naturalização e polissemia: o aspecto camaleônico nos desenhos animados.” Educação Gráfica, Bauru, v. 19, Maio 2015, p. 319-330.

__________; __________. “Eu acho que não tem problema ele bater, porque ele é o herói: Hora de aventura e resolução de conflitos.” Educação Gráfica, Bauru, v. 24, Maio 2020, p. 37-57.

SARMENTO, Pedro Faria. “Os desenhos animados e a infância”: da Classificação Indicativa à Educação para as Mídias. Tese de Doutorado em Design, PUC-Rio, 2019.

STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe. Cultura Infantil: a construção corporativa da infância. Tradução: George E. J. Bricio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

UHLS, Yalda; FELT, Laurel; WONG, Katherine. Character is common sense: a report on na initiative linking media, kids, and character strengths. Los Angeles: Common Sense / UCLA, 2017.

##submission.downloads##

Publicado

2020-09-09