Um teatro de sensações. Imprensa esportiva, melodrama e folhetim
Mots-clés :
Copas do Mundo, Imprensa esportiva, Melodrama, folhetimRésumé
Este artigo tem como objetivo investigar o uso de estratégias discursivas relacionadas ao gênero melodramático, pela imprensa esportiva no Brasil. Para tanto será enfocada a figura do jornalista Mário Filho cuja contribuição foi muito importante para a reformulação da linguagem usada na representação dos fatos esportivos, especialmente o futebol. O privilégio dado pelo jornalista às emoções se transformou em tônica de muitas reportagens da imprensa esportiva e para ilustrar esse aspecto será realizada uma breve análise da recepção das derrotas da seleção brasileira em Copas do Mundo.Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié-e
2010-06-04
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).