Paradigmas do jogar: Interação, corpo e imersão nos videogames

Auteurs-es

  • Emmanoel Ferreira

Mots-clés :

Realidade Virtual, Realidade Mista, Corpo, Interação, Videogames

Résumé

Nos últimos anos, produtores e desenvolvedores de videogames têm investido maciçamente na produção de jogos com imagens realistas, em alta definição. Pari passu, desde o surgimento dos videogames, a principal forma de interagir com um jogo eletrônico tem sido esta: jogador praticamente estático – exceto pelo movimento de seus olhos e suas mãos, que atuam no processo interativo a partir do controle de um gamepad, joystick, ou da combinação mouse/teclado – diante do monitor ou da TV. Este cenário, no entanto, tem sofrido importantes mudanças, a partir de acessórios que convidam o jogador a interagir com o dispositivo videogame não apenas com suas mãos, mas com todo o seu corpo, e a fazer maior uso do espaço físico ao seu redor, suscitando novas percepções e experiências por parte do jogador/usuário.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Téléchargements

Publié-e

2010-06-04

Numéro

Rubrique

Artigos