A visita de Pasolini ao Brasil: um Terceiro Mundo melancólico
Mots-clés :
Pasolini, América Latina, PoesiaRésumé
Este artigo expõe uma pesquisa historiográfica sobre a visita de Pasolini ao Brasil em março de 1970 com a Maria Callas, vindo da apresentação do filme Medea no festival de cinema de Mar-del-Plata, na Argentina. Os raros vestígios desta visita – cinco poemas no livro Trasumanar e Organizzar, de 1971, em que é citado o Brasil, refletem o pensamento latino-americano e estrangeiro de uma geração espelhado no pensamento de Pasolini para o Terceiro Mundo e na sua experiência pessoal. Retomamos alguns trechos dos poemas com o fim de acrescentar elementos à questão historiográfica mais ampla, do olhar estrangeiro cúmplice das guerrilhas de libertação dos países colonizados, na perspectiva pós-colonial, partindo da visita do polêmico intelectual de esquerda ao solo brasileiro em plena ditadura militar.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).