A gente mora na estrada e passeia em casa: Carga Pesada, um road-movie na TV.
Mots-clés :
road-movie, não-lugar, literaturaRésumé
O artigo em questão volta-se para uma análise do programa de televisãoCarga Pesada, exibido pela Rede Globo de Televisão, distinguindo os dois períodos emque foi produzido e exibido – início da década de 80 e atual. Trata-se de compreenderquais são suas influências e que estratégias de linguagens são absorvidas pelo programa.Sua relação com o cinema de gêneros norte-americano, como o western e o road-movie,bem como a tradição literária e o melodrama latino-americano, são pontos de interseçãona série. Desenvolve-se neste ensaio as definições de Marc Augé sobre os “não-lugares”e como estes aparecem em Carga Pesada. Também são importantes, para esta análise,autores como Rick Altman, Michel de Certeau e Jesús Martín-Barbero.Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié-e
2007-10-21
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).