Arquitetura da espectação: A construção histórica da Situação Cinema nos espaços de exibição cinematográfica
Mots-clés :
Sala de Projeção, Fruição Cinematográfica, Primeiro CinemRésumé
Adotando a perspectiva do “futuro historiador da imagem emmovimento” (Manovich), esse artigo busca demonstrar como a “situação cinema”,regime de consciência relacionado por Hugo Mauerhofer à fruição ideal do filme, não é intrínseca aos espaços de projeção, mas foi construída historicamente em resposta a certas determinações econômicas da grande indústria cinematográfica. Para tanto, consideraremos as condições de espectação nos espaços de projeção desde o chamado “primeiro cinema”, passando pela era dos nickelodeons e dos movie palaces, até a década de 50, quando a televisão criou parâmetros completamente novos para o consumo do filme.Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié-e
2011-01-21
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).