Cibermoda e suas influências na cibercultura: A moda do punk ao estilo matrix.
Mots-clés :
cibermoda, cibercultura, ciberespaço, cyberpunkRésumé
O presente artigo tem como objeto de estudo a cibermoda, a cybermoda ou a também chamada cyberfashion e suas influências na cibercultura e no ciberespaço. A cibermoda é a junção do “ciber” com a “moda”, mas vai muito além de roupas tecnológicas. Veremos suas influências no meio ambiente, no cinema, no wearablescomputers, wearcomp ou nos também chamados “computadores vestíveis” e no cyberwear. Também veremos como a cibermoda é vista no cotidiano e nas tribos, comuma visão do movimento e da moda punk, que nasceu nos anos 60 em Londres e influenciou a moda Cyberpunk nos anos 80 e 90, chegando ao Estilo Matrix. O referencial teórico deste trabalho é baseado em autores como Maffesoli (2005), McLuhan(2002), Amaral (2006), Lemos (2004) e Lurie (1997).Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié-e
2011-01-21
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).