Boa leitura!

Auteurs-es

  • Ana Lúcia Enne

Résumé

Em sua nova edição, a primeira de 2007, a Ciberlegenda traz oito artigos de docentes e discentes de Comunicação e afins. As áreas temáticas contempladas por esses trabalhos acompanham, em alguma medida, as linhas de pesquisa desenvolvidas no PPGCOM/UFF, a saber: comunicação e mediação; tecnologias da comunicação e da informação; análise da imagem e do som.


Assim, os dois primeiros artigos, de autoria de Vera Follain de Figueiredo e Dinaldo Almendra, apresentam interessantes discussões sobre as imbricações entre os universos da literatura e o do cinema, buscando perceber, a partir dessa interação, múltiplos processos de deslocamentos e reapropriações.


As relações entre tecnologia e modernidade, em uma diversidade de perspectivas, são o fio condutor dos artigos de Fernando Krüger e Dulce Cruz, Fabíola Calazans e Maria Clara Aquino. Os dois primeiros descrevem e analisam o game The Sims, relacionando-o com a geração Y, em uma reflexão sobre juventude contemporânea e consumo de tecnologia. Fabíola Calazans, em seu artigo, debate as experiências tecnológicas perceptivas na cultura moderna, a partir de autores como Raymond Williams e Walter Benjamin. E, por fim, Maria Clara Aquino passeia pelo mundo do hipertexto, focando o caso da Web 2.0 como objeto de sua análise.


Encerrando essa edição, os três últimos trabalhos abordam, a partir de diversos ângulos, a questão da imagem. Ana Elisa Viviani investiga a relação entre corpo, arte, imagem e modernidade. Jorge Almeida e Santo Scaldaferri analisam campanhas publicitárias, enfocadas a partir do instrumental teórico do marketing político. E João Batista Cardoso, em co-autoria com Roberto dos Santos, propõe uma detalhada metodologia para delimitação do corpus em pesquisas de semiótica.


Desejamos a todos uma boa leitura e aproveitamos para lembrar que as chamadas para nossas próximas edições continuam abertas.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Publié-e

2011-01-21

Numéro

Rubrique

Editorial