Emoção e subjetividade na paixão-pesquisa em comunicação
Résumé
O presente trabalho discute os aspectos emoção e subjetividade na produção da pesquisa em Comunicação, com base no referencial de Humberto Maturana, Francisco Varela e Félix Guattari, principalmente. Trata de situar a produção do conhecimento em relação ao sujeito maquínico, característico da contemporaneidade - sujeito reconhecido pela sua emoção, como implicação intensa do ser que produz. Retoma, portanto, a relação sujeito-objeto, para sinalizar a constituição de universos de intensidade na pesquisa, universos mobilizadores, apaixonantes. Por fim, propõe algumas perspectivas para a consideração desses aspectos, no plano específico da sua implicação metodológica, da abordagem dos fenômenos comunicacionais e midiáticos.Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié-e
2001-02-02
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).