Representações sobre reality shows: o caso de Desilusões Futuristas e Morte ao Vivo
Mots-clés :
reality shows, sociedade do espetáculo, filme, Desilusões futuristas, Morte ao vivoRésumé
O objetivo deste trabalho é discutir a relação entre a exposição da vida privada em esferas midiáticas, analisando duas representações fílmicas - Desilusões futuristas e Morte ao vivo – que apresentam experimentações diferentes dentro modelo dos reality shows. Algumas estratégias estão em destaque e marcam as diferenças e semelhanças dessas duas produções. Partiremos das considerações sobre a sociedade do espetáculo (Débord), sobre os reality show, para discutir o modo de representação, nos filmes, deste gênero televisivo e das relações presentes entre as instâncias envolvidas. Nas duas produções analisadas, percebemos uma leitura crítica centrada nas intencionalidades da produção e na exposição dos participantes, mas, também, uma focalização no papel daqueles que são os responsáveis diretos pela exposição ao vivo.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Veronica Eloi de. Os reality show e o respeitável público da vida privada. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2003.
CHAUÍ, Marilena. Simulacro e poder. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006.
CRAVEIRO, Sofia. Reality show – o espetáculo das massas. Agoranet. Edição nº 4. Disponível em: http://www.labcom.ubi.pt/files/agoranet/04.html. Acesso em: 05 mar. 2012.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
INTERNET Movie Database. Disponível em: www.imdb.com. Acesso em: 20 mar. 2012.
JOST, François. Compreender a televisão. Porto Alegre: Sulina, 2007.
LIPOVESTSKY, Gilles; SERROY, Jean. A tela global: mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Porto Alegre: Sulina, 2009.
PRAÇA, Gabriella Martins da Silva; TRINTA, Aluizio Ramos. O panóptico televisivo: vigilância e visibilidade nos reality shows. Anais Intercom – XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010. p. 1-13.
RABAÇA, Carlos Alberto, BARBOSA, Gustavo Guimarães. Dicionário de comunicação. 2.ed. rev. e atualizada. Rio de Janeiro: Campus, 2001. p.172-175.
Referências fílmicas
Desilusões futuristas. KLEIN, William França, 1977, 101 min.
Morte ao vivo. TAVERNIER, Bertrand, EUA, 1980, 128 min.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).