De @berilopassione a #MeServeVadia: Passione e Avenida Brasil no contexto de convergência midiática

Auteurs-es

  • Erika Oikawa PPGCOM/PUCRS
  • Valquíria John PPGCOM/UFRGS
  • Denise Avancini PPGCOM/UFRGS

Mots-clés :

Convergência, Crossmídia, Recepção transmidiática, Telenovela

Résumé

Inserido no contexto da convergência midiática, este trabalho tem como objetivo principal comparar e analisar a circulação de duas telenovelas exibidas pela Rede Globo no horário das 21h: Passione (2010) e Avenida Brasil (2012). Essa análise, centrada exclusivamente na circulação dessas telenovelas na Internet, contempla dois âmbitos principais: as estratégias adotadas pela Rede Globo para fazer essas telenovelas circularem em diferentes plataformas e o os fluxos do trabalho co-produtivo desenvolvido pelos receptores/consumidores.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Erika Oikawa, PPGCOM/PUCRS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCOM/PUCRS).

Valquíria John, PPGCOM/UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS) e professora do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Denise Avancini, PPGCOM/UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Professora dos cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Références

AQUINO, Maria Clara; PUHL, Paula. Vale tudo no Twitter: a visibilidade da ficção televisiva em tempos de convergência midiática. ALCEU - v. 12 - n.23 - pp. 34 – 48, jul./dez. 2011.

CIETTA, Enrico. A revolução do fast-fashion: estratégias e modelos organizativos para competir nas indústrias híbridas. São Paulo: Estação das letras e cores, 2010.

FRANCO, Marina; LEVIN, Florencia. El pasado cercano en clave historiográfica. In: LEVIN, Florencia; FRANCO, Marina. Historia reciente: perspectivas y desafios para un campo en construcción. Buenos Aires: Paidós, 2007. pp. 31-65.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

JACKS, Nilda et al. Telenovela em múltiplas telas: da circulação ao consumo. In: Maria Immacolata Vassalo de Lopes. (Org.). Ficção televisiva transmidiática no Brasil: plataformas, convergência, comunidades virtuais. Porto Alegre: Sulina, 2011, v. 2, pp. 297-337.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. A Recepção Transmidiática da Ficção Televisiva: novas questões de pesquisa. In: FILHO, João Freire e BORGES, Gabriela (org). Estudos de televisão. Diálogos Brasil- Portugal. Porto Alegre Sulina, 2011.

MESSIAS, Elizete Meneses. As lojas populares e a comercialização da elegância. In: Anais do II Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Consumo,vol. 1, 2012. Disponível em: http://siepconsumo.com.br/anais.html. Acesso em 21 set. 2012.

NICOLOSI, Alejandra. Merchandising social na telenovela brasileira. Um diálogo possível entre ficção e realidade em Páginas da Vida. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social), USP, 2009.

OROZCO GÓMEZ, Guillermo. La condición comunicacional contemporánea. Desafios latinoamericanos de la investigación de las interaciciones en la sociedad red. In: JACKS, N. (coord/ed). MARROQUIN, A.; VILARROEL, L. M.; FERRANTE, N. (Orgs.). Análisis de recepcíon en América Latina: un recuento histórico con perspectivas al futuro. Quito: Editorial Quipus, 2011, pp. 377-408.

RECUERO. Raquel. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

TRAVERSO, Enzo. Historia y memoria. Notas sobre un debate. In: LEVIN, Florencia; FRANCO, Marina. Historia reciente: perspectivas y desafios para un campo en construcción. Buenos Aires: Paidós, 2007. pp. 67-96.

YOUPIX. O efeito “Avenida Brasil” na Internet: vadias, hashtags e oioioi [portal na Internet]. 02 ago. 2012. Disponível em <http://youpix.com.br/memepedia/o-efeito-avenida-brasil-na-internet-vadias-hashtags-e-oioioi>. Acesso em 20 set. 2012.

Téléchargements

Publié-e

2013-02-05