Tornando a dor visível: o ethos terapêutico em narrativas testemunhais de celebridades sobre o câncer
Résumé
Este artigo teve como objetivo analisar as implicações do ethos terapêutico nas formas deexposição midiática de sofrimentos íntimos por celebridades na contemporaneidade. Ao longo texto, foidemonstrado como as narrativas testemunhais engendradas por celebridades em casos de adoecimentopor conta de câncer se enquadram em modos contemporâneos de subjetivação. Foram considerados osrelatos da experiência com a doença por Ana Maria Braga no programa Bem-Estar, por Drica Moraes epor Reynaldo Gianecchini em entrevistas no Fantástico. Concluiu-se que a exteriorização de sofrimentospor celebridades caracteriza como os modos de subjetivação e de produção de autenticidade estão sendoreestruturados pelas imbricações com os regimes de visibilidade midiática na cultura contemporânea.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).