Jogando no espectro da animação: esporte e visualização
Résumé
O Dossiê de Animação da revista C-Legenda apresenta a tradução do artigo “Playing on the animation spectrum: sport and visualisation” (2017), do professor e pesquisador Paul Wells. Wells é diretor e professor de animação da Animation Academy - School of Arts, English & Drama, Loughborough University -, grupo de pesquisa dedicado ao estudo de ponta em animação e práticas diversas relacionadas com imagens em movimento. É membro do conselho editorial no periódico acadêmico Animation studies, no qual tem diversos textos publicados. É presidente da Association of British Animation Collections (ABAC).
Um dos mais representativos pesquisadores do campo da animação contemporânea, Wells é autor de livros emblemáticos como Understanding animation; Animation, genre and authorship; The fundamentals of animation e Drawing for animation - publicado no Brasil e realizado em colaboração com a animadora britânica Joanna Quinn -, entre outros.
Pesquisador, roteirista e diretor com atuação internacional, Paul Wells tem participação em vários projetos para teatro, rádio, televisão e cinema, tais como a colaboração com roteiristas de Os Simpsons e de Bob Esponja Calça Quadrada, desenvolvimento de curtas de animação, séries infantis, documentários e longas-metragens na Noruega, Suécia, Bélgica, Holanda e Estados Unidos.
Em seu artigo ele busca estabelecer uma relação entre a animação e o esporte através das suas tecnologias associadas. Para Wells, “a presença da tecnologia na animação está amplamente ligada à sua criação, execução e distribuição, enquanto, no esporte, a tecnologia desempenha um papel fundamental não apenas em sua execução, mas em sua gravação, avaliação e julgamento, e em suas formas evidentes como uma prática altamente mediada”. Neste contexto, Wells afirma que “essas tecnologias estão intrinsecamente ligadas à definição da modernidade dessas formas e, nessa qualidade, não apenas aprimoram o conjunto de habilidades necessárias para produzir animação ou praticar esportes, como também os resultados estéticos produzidos”.
Wells é o organizador da exposição de animação The beautiful frame: animation and sport, que foi exibida no Reino Unido, no Japão e na China e que guarda relação direta com o ensaio aqui publicado. Sobre o tema animação e esportes, Paul Wells publicou também o livro Animation, sport and culture. O presente artigo foi publicado anteriormente, em 2017, no número 16 do periódico italiano Imago: studi di cinema e media, como parte do dossiê “Re-Animation: contemporary animation between cinema, TV, video art, and new media”.
Téléchargements
Références
BEST, David. “Art and sport”. Journal of Aesthetic Education. Illinois: University of Illinois Press, v. 14, n. 2, 1980.
BLAKEY, Paul. Sport marketing. Exeter, United Kingdom: Learning Matters, 2011.
CRAFTON, Donald. Before Mickey: the animated film 1898-1928. Chicago: University of Chicago Press, 1993.
GOLDMAN, Robert; PAPSON, Stephen. Nike culture. The Sign of the Swoosh. London: Sage, 1998.
KLEIN, Naomi. No logo. London: Flamingo, 2000.
PARKIN, Simon. “Fifa: the video game that changed football”. The Guardian, London, 21 dez. 2016. Disponível em: https://www.theguardian.com/technology/2016/dec/21/fifa-video-game-changed-football.
PERELMAN, Marc. Barbaric sport: a global plague. London: Verso, 2012.
ROSS, Stewart. Higher, further, faster. London: Wiley, 2008.
RYALL, Emily. Philosophy of sport: key questions. London & New York: Bloomsbury Sport, 2016.
SOBCHAK, Vivian. “Final fantasies: computer graphic animation and the (dis)illusion of life”. In: BUCHAN, Suzanne (org.). Animated Worlds. Eastleigh: John Libbey, 2006.
WELLS, Paul. Animation, sport & culture. Basingstoke & New York: Palgrave Macmillan, 2014.
__________. The beautiful frame: animation & sport. Manchester & Loughborough: National Football Museum/Loughborough University, 2017.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).