Jogando no espectro da animação: esporte e visualização

Auteurs-es

  • Paul Wells Universidade Federal Fluminense

Résumé

O Dossiê de Animação da revista C-Legenda apresenta a tradução do artigo “Playing on the animation spectrum: sport and visualisation” (2017), do professor e pesquisador Paul Wells. Wells é diretor e professor de animação da Animation Academy - School of Arts, English & Drama, Loughborough University -, grupo de pesquisa dedicado ao estudo de ponta em animação e práticas diversas relacionadas com imagens em movimento. É membro do conselho editorial no periódico acadêmico Animation studies, no qual tem diversos textos publicados. É presidente da Association of British Animation Collections (ABAC).

Um dos mais representativos pesquisadores do campo da animação contemporânea, Wells é autor de livros emblemáticos como Understanding animation; Animation, genre and authorship; The fundamentals of animation e Drawing for animation - publicado no Brasil e realizado em colaboração com a animadora britânica Joanna Quinn -, entre outros.

Pesquisador, roteirista e diretor com atuação internacional, Paul Wells tem participação em vários projetos para teatro, rádio, televisão e cinema, tais como a colaboração com roteiristas de Os Simpsons e de Bob Esponja Calça Quadrada, desenvolvimento de curtas de animação, séries infantis, documentários e longas-metragens na Noruega, Suécia, Bélgica, Holanda e Estados Unidos.

Em seu artigo ele busca estabelecer uma relação entre a animação e o esporte através das suas tecnologias associadas. Para Wells, “a presença da tecnologia na animação está amplamente ligada à sua criação, execução e distribuição, enquanto, no esporte, a tecnologia desempenha um papel fundamental não apenas em sua execução, mas em sua gravação, avaliação e julgamento, e em suas formas evidentes como uma prática altamente mediada”. Neste contexto, Wells afirma que “essas tecnologias estão intrinsecamente ligadas à definição da modernidade dessas formas e, nessa qualidade, não apenas aprimoram o conjunto de habilidades necessárias para produzir animação ou praticar esportes, como também os resultados estéticos produzidos”.

Wells é o organizador da exposição de animação The beautiful frame: animation and sport, que foi exibida no Reino Unido, no Japão e na China e que guarda relação direta com o ensaio aqui publicado. Sobre o tema animação e esportes, Paul Wells publicou também o livro Animation, sport and culture. O presente artigo foi publicado anteriormente, em 2017, no número 16 do periódico italiano Imago: studi di cinema e media, como parte do dossiê “Re-Animation: contemporary animation between cinema, TV, video art, and new media”.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Références

BEST, David. “Art and sport”. Journal of Aesthetic Education. Illinois: University of Illinois Press, v. 14, n. 2, 1980.

BLAKEY, Paul. Sport marketing. Exeter, United Kingdom: Learning Matters, 2011.

CRAFTON, Donald. Before Mickey: the animated film 1898-1928. Chicago: University of Chicago Press, 1993.

GOLDMAN, Robert; PAPSON, Stephen. Nike culture. The Sign of the Swoosh. London: Sage, 1998.

KLEIN, Naomi. No logo. London: Flamingo, 2000.

PARKIN, Simon. “Fifa: the video game that changed football”. The Guardian, London, 21 dez. 2016. Disponível em: https://www.theguardian.com/technology/2016/dec/21/fifa-video-game-changed-football.

PERELMAN, Marc. Barbaric sport: a global plague. London: Verso, 2012.

ROSS, Stewart. Higher, further, faster. London: Wiley, 2008.

RYALL, Emily. Philosophy of sport: key questions. London & New York: Bloomsbury Sport, 2016.

SOBCHAK, Vivian. “Final fantasies: computer graphic animation and the (dis)illusion of life”. In: BUCHAN, Suzanne (org.). Animated Worlds. Eastleigh: John Libbey, 2006.

WELLS, Paul. Animation, sport & culture. Basingstoke & New York: Palgrave Macmillan, 2014.

__________. The beautiful frame: animation & sport. Manchester & Loughborough: National Football Museum/Loughborough University, 2017.

Téléchargements

Publié-e

2020-09-09