O movimento operário no cinema chileno desde o exílio
Résumé
Propomos, neste artigo, uma leitura do filme Los puños frente al canón, recém disponibilizado no acervo digital da Cineteca Universidad del Chile, que remete à constituição do movimento operário chileno a partir da retomada dos arquivos. Realizado em 1975, o documentário dirigido por Orlando Lubbert e Gastón Ancelovici permaneceu inacessível durante muitos anos, foi restaurado e exibido no Chile em 2010 e tornou-se acessível online em 2020. De maneira geral, o filme conta a história dos surgimento e desenvolvimento do movimento operário chileno através da montagem das imagens de arquivo. Buscamos refletir, ainda, sobre o retorno a esse movimento durante os anos da ditadura, por parte dos diretores, no período em que estavam submetidos ao exílio.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).