Mundo virtual dos games: implicações sobre o desenvolvimento moral
Abstract
Nesse trabalho abordamos os games como espaços de interação e imersão no virtual e realizamos uma pesquisa que se caracteriza como uma pesquisa exploratória. Para seu desenvolvimento definiram-se como procedimentos a entrevista para mapeamento do perfil de cinco jovens jogadores, a proposição de dilemas para julgamento e uma entrevista enquanto o sujeito jogava um game. Partimos do entendimento que o mundo virtual dos games contribui para criar um imaginário ficcional abrangente, que oferece outra forma para entender o real e agir sobre ele. A partir disso, identificamos que os jovens diferenciam o real e o virtual, realizam comportamentos não autorizados nos games, espaço no qual a culpa não exerce seu papel, possibilitando a realização fantasmática de desejos e a suspensão dos valores morais.
Keywords: games, desenvolvimento moral, desejo.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).