Transmissão Sonora Digital: Modelos Radiofônicos e Não Radiofônicos na Comunicação Contemporânea
Abstract
O objetivo deste trabalho é apresentar o resultado da pesquisa de mestrado desenvolvida por este autor durante o biênio de 2005-2006. A pesquisa teve como principal objetivo mapear as diferentes forma s transmissão sonora digital que podem ser encontradas na comunicação contemporânea, buscando diferenciar aquelas que podem ser consdideradas transmissões radiofônicas, ou seja, uma rádio efetivamente, daquelas que são apenas corruptelas. Para isso foram utilizados dois critérios: o fluxo de transmissão contínuo e a presença dos elementos radiofônicos. Através do estudo de caso verificou-se, dentre os 13 fenômenos identificados durante a pesquisa, aqueles que preenchiam, obrigatoriamente, ambos os critérios, sendo, então, considerados modelos radiofônicos (rádio). Por outro lado, aqueles fenômenos que não preencheram um dos critérios determinantes foram considerados modelos não radiofônicos (corruptela). Ao final da pesquisa obtivemos um quadro com 06 modelos radiofônicos: webradio, netstation, tvstation, cellstation, rádio digital, Cellradio; e 04 modelos não radiofônicos: podcasting, jukebox on net, jukebox on tv, jukebox on cell.
Palavras-chave
Rádio, Transmissão de Som, Ciberespaço, Internet, Mídia Digital
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).