Fome zero? O discurso da charge jornalística sobre a fome
Parole chiave:
Charge, Fome, Governo Lula.Abstract
Resumo: O conhecimento histórico nos ajuda a refletir com maior segurança os fenômenos contemporâneos, entre eles, o midiático. Nessa perspectiva, apoiados na escola francesa da análise do discurso (AD), procuramos investigar como as charges do Diario de Pernambucorepresentam à fome. Inicialmente, identificamos na História brasileira à origem do problema. Pressupomos que a fome é um tema cíclico, não aparecendo de forma freqüente na mídia. Acreditamos que as charges polemizam com as promessas eleitorais do presidente Luíz InácioLula da Silva, em 2002, notadamente, o Projeto Fome Zero e se colocam discursivamente como porta-voz dos famintosDownloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
##submission.downloads##
Pubblicato
2010-12-29
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).