Conformismo pós-moderno e nostalgia moderna: As ideologias estéticas dos anos 80
Abstract
Este artigo tematiza a representação do movimento internacional de Retorno à Pintura a partir da confluência de "ismos" das tendências artísticas (transvanguardismo, neoexpressionismo, hipermaneirismo, etc.) que dariam a sua direção ideológica nos anos 80. Avalia e sublinha o caráter comum das ideologias estéticas reunidas naquela representação à luz do projeto neoliberal que, então, prenunciava-se hegemônico, comentando ainda as formulações contidas em algumas teses anti-pós-modernistas que marcaram o debate internacional no período. Finalmente, volta-se para o Brasil tematizando a representação do movimento Retorno à Pintura a partir da caracterização da chamada "Geração 80", analisando a sua emergência e desdobramentos ideológicos no cenário cultural do país.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).