Corporate media versus democracy
Abstract
Nota introdutória de Dênis de Moraes:
Em 13 de janeiro de 1999, Robert W. McChesney gentilmente me autorizou a publicar, na nossa revista eletrônica Ciberlegenda, o importante artigo a seguir, baseado em questões abordadas em seu livro Corporate media and the threat to democracy (Seven Stories Press, 1997). PhD e professor da School of Journalism and Mass Communication da University of Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, é um dos mais categorizados pesquisadores sobre as mídias globais. Insere-se na tradição intelectual de Noam Chomsky e de Herbert I. Schiller — pensadores que, vivendo no centro hegemônico do world system, se distinguem como críticos das formas de dominação ideológica norte-americanas, particularmente as disseminadas por seus colossais impérios de informação e entretenimento.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).