A rainha sensual - uma análise do fenômeno Xuxa
Abstract
Este artigo teve como origem a monografia de graduação do curso de Comunicação Social, habilitação jornalismo, da Universidade Federal Fluminense, orientada pelo professor doutor Luís Carlos Lopes, tendo sido apresentada em abril de 2000. A intenção é criar uma discussão a respeito dos principais mecanismos sociais, econômicos, políticos e comunicacionais que tornam possíveis fenômenos de massa como a apresentadora Xuxa Meneghel. Este trabalho tenciona exibir uma persona midiática brasileira de forte apelo junto ao público por um ponto de vista analítico. Também tenciona levantar alguns aspectos que auxiliem em uma discussão mais profunda a respeito de outros fenômenos, bastante difundidos pela televisão – principalmente -, e de que maneira isto afeta a vida das pessoas e o imaginário coletivo brasileiro.Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
##submission.downloads##
Pubblicato
2001-02-02
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).